quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 309


RECORDANDO O ENCALHE DO NAVIO-MOTOR INGLÊS “CROSBIAN” NO RIO DOURO






08/11/1956 – Cerca das 08h00 de ontem demandou a barra do Douro com alguma neblina, o navio-motor Inglês CROSBIAN, procedente de Liverpool via Lisboa com carga diversa, consignado aos agentes Wall & Cia., Lda., da praça do Porto.
A bordo do CROSBIAN vinha o piloto da barra Manuel Garcez Ferraz, assessorando a manobra de conducção do navio, homem experimentado e bem conhecedor, como todos os pilotos do Douro e Leixões.
No entanto devido à neblina, possivelmente, o navio foi encalhar num banco de areia diante ao lugar de Sobreiras, denominado de Arribadouros, segundo consta, porque o piloto se viu obrigado a desviar a rota um pouco para estibordo, por causa dum batelão que a reboque lhe apareceu pela proa.
Impossibilitado de se mover por ter encalhado no dito banco de areia, e apesar do auxílio do rebocador GUADIANA, que andava por perto em operações de assistência às dragagens, no reboque de batelões, não surtiu o efeito desejado. Entretanto vindo de Leixões surgiu o rebocador VANDOMA, mais potente, que também não conseguiu safar o CROSBIAN, o qual teve de aguardar pela preamar das 18h00, tendo entretanto alguma carga sido baldeada para o batelão DELMINDA, para aliviar o navio sinistrado.
Cerca da 18h00, em que a maré estava cheia, o CROSBIAN, com o auxilio dos rebocadores GUADIANA, da Direcção Geral dos Serviços Hidráulicos, e do VANDOMA, da APDL, conseguiu safar-se.
Os trabalhos decorreram sob a orientação do piloto-mor José Fernandes Tato, coadjuvado pelo cabo-piloto Aires Franco e pelo piloto Bento Costa.
O CROSBIAN seguiu depois normalmente rio acima, indo fundear no lugar de Oeste da Cábrea, Monchique, sem ter sofrido qualquer dano para além da perda de algumas horas.
O navio largou do Douro para Leixões passados três dias, a fim de completar as operações comerciais, rumando um dia mais tarde para Liverpool.
CROSBIAN – imo 5082405/ 82,9m/ 1.528tb/ 2 hélices/ 23 nós; 08/1947 entregue por William Gray & Co., Ltd., West Hartlepool, à Elerman Papayanni Co., Ltd, Liverpool; 1962 CROSBIAN, Mossgiel Steamship Co., Ltd., Glasgow; 1977 MABUHAY, Solid Shipping Lines, Cebu, Filipinas; 1978 MABUHAY, Davao Redwood Corp., Davao, Filipinas; 11/10/1980 chegava a Manila para desmatelamento.
Fontes: Miramar Ship Index; Imprensa diária.
As duas primeiras imagens são de autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto.
A terceira é do Jornal de Noticias.
(continua)                             
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated. 

domingo, 25 de agosto de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 308

RECORDANDO O ENCALHE DO NAVIO-MOTOR ALEMÃO “VEGESACK” NO RIO DOURO


O VEGESACK encalhado junto do banco dos Arribadouros, rio Douro, 1956 / Jornal de Noticias /

__/__/ 1956 - Aproveitando a marè da tarde de ontem, entrou pouco depois das 19h00 ns barra do Douro, o navio-motor Alemão VEGESACK, de cerca de 500 toneladas brutas, pertencente à DG Neptun, Bremen, e procedente daquele porto, com carga diversa, consignado ao representante do seu armador, W. Stuve & Cia., Lda., sedeado na Rua Mouzinho da Silveira, da cidade do Porto.
A demanda da barra fez-se normalmente, contudo, já depois de ultrapassado o cais do Marégrafo, na Cantareira, e quando o navio navegava em pleno canal, deteve-se encalhado num banco de areia imprevisto, formado recentemente junto do local conhecido pelos práticos da barra pela designação de Arribadouros.
Foram tomadas rapidamente todas as providências que o caso requeria, tendo ali comparecido os srs. José Fernandes Tato, Mário Francisco da Madalena e António Natalino Cordeiro, respectivamente piloto-mor, sota-piloto-mor e piloto de serviço à corporação.
Aguardada a enchente da maré, o navio era desencalhado pelos seus próprios meios às 21h30, seguindo rio acima e indo amarrar no lugar do Quadro da Alfandega, onde hoje ou amanhã será vistoriado.
Conhecida a notícia do encalhe, deslocaram-se à Foz do Douro, onde conferenciaram com o piloto-mor representantes da firma consignatária do VEGESACK.
O banco de areia formado no canal devido à pouca corrente do rio e ao forte infesto das enchentes, junto do lugar dos Arribadouros, de há dois meses aproximadamente a esta parte, vem aumentando gradualmente.
Por tal motivo, os pilotos da barra do Douro têm chamado a atenção de quem de direito para aquele facto, que dificulta a manobra dos navios que tenham de demandar a barra.


O VEGESACK ao demandar o porto de Leixões em 1954 / F. Cabral, Porto /.

VEGESACK – imo 5154997/ 64,2m/ 495tb/ 11nós; 12/1954 entregue por Fr Lurssen Werft GmbH KG, Vegesack, Bremen, a Fr Lurssen, Vegesack, Bremen, que o fretou a longo prazo à DG Neptun, Bremen, para o seu tráfego com a Peninsula Ibérica; 1960 HORNBALTIC, Fr Lurssen, Bremen; 1961 HORNBALTIC, Reederei Bruno Bischoff & Co. GmbH, Bremen; 1963 HORNBALTIC, Horn Linie, Hamburgo; 1972 DOMNA, T. Therapiotis & Anna Catsouris, Pireu; 1979 ASTERI, T. Therapiotis & Anna Catsouris, Pireu; 1989 KRIOS, Krios Shipping Co., Ltd, Pireu; 29/10/1990 colidiu com a muralha e submergiu em Stylis, posto a flutuar foi desmantelado em Eleusis.
Fontes: Jornal de Noticias, Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.