A 31/05/1933, pelas 17h00, entrou no porto de Leixões o paquete inglês DESEADO, 157m/11,475tb, pertencente à The Royal Mail Steam Packet Company (Royal Mail Lines), mais identificada em Portugal e Brasil como Mala Real Inglesa, cujos navios, usualmente escalavam o porto de Leixões na sua viagem para sul, passaram-no agora fazer também de sul para norte, isto é na vinda dos portos da América do Sul em viagem para Londres.
O DESEADO, que possuía acomodações para 944 passageiros, na sua grande maioria emigrantes, desembarcou 38 passageiros e embarcou 30 destinados a Southampton. O piloto Alfredo Pereira Franco deu entrada e o seu colega Joaquim Matias Alves deu saída pelas 20h00. A firma Tait & Cia., Lda era o seu agente na cidade do Porto. Aquele paquete foi construído em 1911 pelo famoso estaleiro Harland & Wolf, Belfast, sobreviveu à guerra de 1914/18 afecto ao serviço comercial com o Rio da Prata, transportando carne da Argentina devido à sua enorme capacidade frigorífica.
A 19/01/1917, em plena baia da Biscaia, o DESEADO debaixo de muito mau tempo, foi perseguido e atacado à superfície por quatro “u-boots”, os quais foram incapazes de manejar as suas peças devido à forte agitação marítima, tendo aquele paquete conseguido escapar ao seu afundamento, o que certamente seria uma enorme tragédia. Em 24/10/1934 chegava a Osaka para demolição. Gémeos: DEMERARA, DESNA, DARRO, DRINA.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lloyd’s Register of Shipping; Royal Mail Lines.
Imagem: postal da Royal Mail Lines - minha colecção
(continua)
Rui Amaro