quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 205

O NAVIO-MOTOR ALEMÃO "LATONA" SOFRE UM INCIDENTE À ENTRADA DA BARRA
 
 O LATONA na doca nº 1 do porto de Leixões, década de 50 / F. Cabral, Porto /.

A 29/11/1937, pelas 11h15, demandava a barra do Douro, já com os ferros descativados, para o que desse viesse, ou seja prontos a largar, o navio-motor Alemão LATONA, com o rebocador NEIVA pegado à proa, e ao alcançar o lugar da Pedra do Touro, frente á Estação de Socorros a Náufragos, devido às águas da serra, desgovernou perigosamente a bombordo, pelo que o piloto José Fernandes Amaro Júnior ordenou ao mestre do NEIVA, que puxasse para estibordo. Dado que essa manobra não estava a resultar, aquele prático mandou largar o ferro de estibordo, a fim de evitar o encalhe nas pedras, e para não surgir mais percalços, devido à forte corrente e ronhenta, o ferro foi deixado por mão, de seguida rumou rio acima, indo amarrar no lugar das Escadas da Alfândega, a um ferro e cabos estabelecidos para terra, com ancorote dos pilotos pela popa, lançado para o meio do rio.
LATONA – 76,15m/1.026tb; 06/1937 entregue pelo estaleiro Schiffsbau Ges. Unterweser AG, Wesermunde, à Dampfs. Ges. Neptun, Bremen; 1940 convertido pela “Kriegsmarine” em navio lazareto; 1941 NAUTIC, navio escola da “Kriegsmarine”; 08/05/1945 ancorado em Kiel; 1948 reentregue Dampfs. Ges. Neptun, Bremen; 1962 chegava a Lubeck para desmantelamento em sucata. Navios gémeos CERES, JASON, LUNA, MINOS, NAJADE, THALIA e URANUS.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Dampfs. Ges. Neptun, Bremen.
(continua)
Rui Amaro

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 204

O REBOCADOR DE PILOTAGEM "COMAMDANTE AFONSO DE CARVALHO" REALIZA O SEU PRIMEIRO SERVIÇO DE REBOCAGEM

 
O COMANDANTE AFONSO DE CARVALHO em experiências de máquina diante do estaleiro do Ouro, onde foi construído


A 19/03/1939 largou da bóia ao norte, seu ancoradouro na bacia do porto de Leixões, onde se encontrava desde 03/02/1939, com destino ao rio Douro, o novo rebocador de pilotagem COMANDANTE AFONSO DE CARVALHO, a fim de conduzir a fragata PORTUGAL para o porto de Leixões. Neste seu primeiro serviço de rebocagem local, que efectuou, foi capitaneado pelo cabo-piloto Joel da Cunha Monteiro, coadjuvado pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior e pelo seu mestre António Crista, ex patrão do salva-vidas CARVALHO ARAÚJO.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
Imagem: Corporação de Pilotos
(continua)
Rui Amaro