terça-feira, 19 de março de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 280


O “HEERENGRACHT” LEVA O PILOTO DO DOURO PARA LISBOA

A 29/11/1946, dia de mau tempo de Noroeste e mar na barra, ainda que com alguns lisos, coube de saída ao piloto José Fernandes Amaro Júnior o navio-motor Holandês HEERENGRACHT, que estava consignado aos agentes Garland, Laidley & Co., Ltd., amarrado no lugar do cais do Monchique, margem direita do rio Douro, e que vinha fretado ao armador Holandês, N.V. Hammerstein’s Scheepsreederij, de Roterdão, e destinava-se ao porto de Lisboa.
Cerca das 16h00 recebeu ordem do piloto-mor para largar, e iniciou a manobra de rotação, e começou a rumar para jusante. Quando atingiu o lugar do estaleiro do Ouro, viu que embora fizesse muito mar na barra, também havia grandes lisos, e como o galhardete de saída, estava içado no mastro do Marégrafo, lá foi indo avante força para conseguir passar no liso que vislumbrava ao longe, infelizmente quando já junto do cais do Touro, a maresia recrudesceu, e já não houve outra hipótese de abrandar, senão seguir enfrente, e quando passava junto da boia da barra, o mar de andaço caiu em cima do HEERENGRACHT, que o capitão de tão assustado, já nem quis ir desembarcar o piloto junto do Farol de Esporão de Leixões, pelo que rumou de imediato a Sul, indo aquele piloto desembarcar no  porto de Lisboa, mais propriamente no cais de Santos.
Depois de passar pela casa Garland, Laidley, de Lisboa, regressou ao Porto por caminho de ferro.
HEERENGRACHT – imo 5136062/ dois mastros/ dois porões/ 52,2m/ 493gt/ 9,5kn; 11/1942 entregue por van Diepen, Waterhuizen, como URSULA HEINEMEIER a H. F. Bertling, Lubeca, embora lançado à água como ANSYMA; 1942 ANSYMA, NV Ansyma, Amesterdão; 1946 HEERENGRACHT, NV Ansyma, Amesterdão; 1959 GRETE SOLHEIM, Magnus Solheim, Trondheim; 1963 GRETE SOLHEIM, Siraco A/S, Oslo; 1964 ROSITA K, K. Karmiris Sons & E. Hadjigeorgiou, Pireu; 1972 ROSITA K, K. K. Karmiris Bros Cp., Ltd., Pireu; 27/05/1973 naufragou 5,5mn ao largo de Zuvra, quando em viagem do Pireu para Bengasi com semente de algodão.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro