PILOTOS DA BARRA DO DOURO CONDECORADOS
PELO INSTITUTO DE SOCORROS A NÁUFRAGOS
Trabalhos de extracção de areias para a construção
civil no cabedelo da barra do Douro, 1949, vendo-se uma barca da areia do lugar da Cantareira, que se distingue ao fundo na margem direita, e no meio vê-se o navio-motor holandês APPINGEDAM, subindo o rio Douro /Foto de autor desconhecido - Colecção de F. Cabral /.
A 06/04/1941 por
proposta do Instituto de Socorros a Náufragos (I.S.N.), foram condecorados por
ordem do Ministro da Marinha, com medalha de prata o sota-piloto-mor José
Fernandes Tato e com medalha de cobre os pilotos Júlio Pinto de Carvalho, Joaquim
Matias Alves, José Fernandes Amaro Júnior, Carlos de Sousa Lopes, Henrique
Correia Hugo, Manuel Pereira da Silva e os motoristas Joaquim António da
Fonseca e Eduardo Fernandes de Melo, porquanto no dia 23/09/1940, com o seu
material flutuante e com risco da própria vida, esforçarem-se por salvar de
morrer afogados três homens e quatro mulheres, que se encontravam a bordo duma
barca da areia da Cantareira, a qual fora levada pela forte corrente da
vazante, ficando em situação bastante crítica, já muito perto do cabeço da
barra do Douro, e prestes a afundar-se.
As chamadas
barcas da areia movidas a remos, serviam para o transporte de areia do cabedelo
da barra do Douro para o depósito do concessionário no lugar da Cantareira, Foz
do Douro, e as operações de descarga eram realizadas nas linguetas do meio e de
leste.
Fonte: José
Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro
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