O VAPOR
PORTUGUÊS "GONÇALO VELHO" DEMANDOU O PORTO DE LEIXÕES COM UM GRANDE
BURACO Á PROA PROVOCADO POR ATAQUE DO SUBMARINO ALEMÃO U-47
A 14/11/1940,
pelas 09h00, demandou o porto de Leixões conduzido pelo piloto Bento da Costa,
o vapor Português GONÇALO VELHO, capitaneado pelo Cmte Joel Gomes, que mostrava
à proa, por baixo do escovém de bombordo, um grande buraco, que foi provocado
por tiros de canhão do U-47, submarino Alemão, comandado pelo famoso oficial da
"Kriegsmarine" kapitanLeutnant Gunther Prien, que atacou o GONÇALO
VELHO por lapso, a sudoeste da Irlanda, quando em viagem de Reykjavik, Islândia,
para Leixões, transportando um carregamento de 1.800 toneladas bacalhau seco.
O GONÇALO VELHO
foi construído e entregue em 03/1913 pelo estaleiro Murdock & Murray Ltd.,
Port Glasgow, para o armador Watson Steamship Co., Ltd., Manchester, passando
mais tarde pelos armadores Bromport Steamship Co., Ltd., Liverpool, e
MacAndrews & Co., Ltd, Londres. Em 27/03/1928 foi adquirido, juntamente com
o seu gémeo ANGRA, pelos Carregadores Açoreanos, Ponta Delgada, que o colocou
na carreira dos Açores/Madeira/Continente para o norte da Europa. Em 1948 foi
vendido à Sociedad de Navegacion Tenax SA, Panamá, conservando o mesmo nome e
em 1949 foi adquirido pela Sté. Anonyne de Navegacion San Georgio, Basileia,
passando a arvorar pavilhão Suíço com o nome de GENEROSO. Em 1953 foi vendido
ao armador Italiano Gabbiano SRL., Veneza, mantendo o mesmo nome, e a 25/07/1961
chegava a Viareggio onde foi desmantelado para sucata.
Fontes: José
Fernandes Amaro Júnior; Lloyd's Register of Shipping; U.Boat net: WWW.U47ORG
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO:
Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste
blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s),
o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a
continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal
for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this
Blog, which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário