NAVIO-MOTOR HOLANDÊS "ALGARVE"
O ALGARVE atracado na doca nº 1, lado Sul, do porto de Leixões em 1950 / F. Cabral, Porto /.
A
29/11/1939 deixava a barra do Douro, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro
Júnior, com destino a Anvers e Roterdão o navio-motor Holandês ALGARVE,
transportando carga diversa, e que veio agenciado à firma Garland, Laidley
& Co. Ltd., como agentes da Linha Benelux/Portugal "Hammerstein's",
que apesar da situação de guerra, persistia naquele tráfego, que continuou no pós
guerra, pois o ALGARVE foi o segundo navio estrangeiro no pós-guerra a demandar a barra do
Douro em 1946, sendo o primeiro, o navio-motor SAN ANTONIO, um velho lugre-motor convertido em navio-motor, pertença do mesmo armador.Curiosamente coube ao piloto José Fernandes Amaro Júnior a entrada daqueles dois navios.
ALGARVE
– imo 5502035/ 51,54m/ 472tb/ 9 nós; 17/05/1939 entregue por NV Boele, Bolnes,
a NV Hammerstein's Reederijbedrijf, Roterdão, parte da 2ª guerra mundial esteve
sob o controlo do Ministério da Guerra e dos Transportes (MoWT), Londres,
gerido pelo armador John Kelly, tendo participado em várias operações de guerra
na costa de França; 1945 foi devolvido ao seu armador Holandês; 1953 ALGARVE,
NV Rotterdamsche Kustvaart Centrale/Rotterdamsche Kolen Centrale, Roterdão;
1959 ANTONIOS II, Stavros Daifas & Co., Lavrion, Grécia; 1963 ANTONIOS, N.
Diakos & C. Koutouvalis, Lavrion, Grécia; 23/08/1964 naufragou ao largo de
Santorin, Grécia.
Fontes:
José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui
Amaro
ATENÇÃO:
Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste
blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s),
o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a
continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal
for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this
Blog, which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário