O NAVIO-MOTOR PORTUGUÊS "TAGUS"
DEMANDA A BARRA DO DOURO PELA PRIMEIRA VEZ
A
21/05/1939, procedente de Lisboa demadava a barra do Douro pela primeira vez o
navio-motor Português TAGUS, que veio substituir o Vapor IBO, entretanto
vendido, transportando carga vinda de Moçambique e Angola nos navios de linha
do seu armador, nomeadamente açucar, e baldeada em Lisboa. O TAGUS foi conduzido
pelo piloto Manuel Pereira Franco, que o
foi amarrar à margem do lugar do cais da Ribeira.
TAGUS – Imo 1165704/ 68,37m/ 1.107tb/ 10 nós; 04/1938 entregue
por A. Vuijk & Zonen, Capelle a/d Ijssell, como THIXENDALE a Atkinson &
Prickett, Ltd., Hull; 19/05/1939 TAGUS, Companhia Nacional de Navegação,
Lisboa, tendo sido empregue no tráfego "feeder" costeiro de Portugal
e do território de Moçambique; 10/03/1963 TAGUS, naufragou por encalhe seguido
de explosão e incêndio a 15 mn a norte de Inhambane, Moçambique, pelo que foi considerado
perda total constructiva, tendo havido três vítimas. Gémeo navio-motor Inglês
COXWOLD construído pelo estaleiro Goole Shipbuilding & Co., Ltd, Goole,
para o mesmo armador do THIXENDALE. Nos primeiros anos do pós-guerra, o COXWOLD
foi um visitante regular aos portos de Lisboa e Douro/Leixões, no tráfego com
os portos de Middlesborough e Hull.
Fontes: José Fernandes Amaro
Júnior; Miramar Ship Index e Gooleships.
Imagem: Autor desconhecido.
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO:
Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste
blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s),
o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a
continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal
for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this
Blog, which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário