sábado, 29 de janeiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 147



O PILOTO JOSÉ FERNANDES AMARO JÚNIOR SOFRE GRAVE ACIDENTE AO DESEMBARCAR DO PAQUETE INGLÊS "HILARY" Á SAÍDA DO PORTO DE LEIXÕES


O RMS HILARY rumando a Liverpool junto do farol South Stack, Gales do Norte /autor desconhecido - postal da Booth Line /.


A 10/04/1934, dia de vento sudoeste fresco e bastante mar na costa. Na bacia do porto de Leixões, além das usuais embarcações de pesca e do tráfego local, estão fundeados dois vapores carvoeiros Estonianos, dois lugres e um palhabote Ingleses da praça de S. João da Terra Nova, abrigados do mau tempo e aguardando melhores condições de acesso à barra do Douro, além do salvadego Dinamarquês VALKYRIEN, que durante muitos anos fez estação no porto de Leixões e colaborou em vários salvamentos de navios em dificuldade no mar ou encalhados e ainda o vapor Português AVIZ varado no areal ao norte.

Às 17h00 acaba de entrar, debaixo de mar, o vapor de pesca Português SANTA FÉ vindo dos pesqueiros e após receber o piloto da barra Joaquim Alves Matias foi largar ferros à rebeça, na chamada Covada do molhe Sul. Às 18h00, a meio da bacia encontra-se ancorado o paquete Inglês HILARY, 135m/7.403tb, que entrara de véspera procedente de Manaus, Ilhas do Amazonas e Belém do Pará com passageiros e carga diversa, tendo embarcado em Leixões alguns passageiros e carga diversa para Liverpool. Está a suspender os ferros e a manobrar com o auxilio do rebocador MARS 2º, gerido por Garland, Laidley, que são os agentes daquele paquete da Booth Line, de maneira a posicionar-se de proa para oés-sudoeste, entre molhes, a fim de deixar o porto de Leixões e tentar desembarcar o piloto José Fernandes Amaro Júnior, que não estava nada interessado a ir desembarcar ao porto de Liverpool.


O piloto José Fernandes Amaro Júnior


Agora, aquele piloto da barra está nas escadas de quebra-costas, que se encontram suspensas contra o costado do navio. A ondulação entra forte pelo porto dentro e o navio já vai com seguimento para não desgovernar. A lancha de pilotos P3, de boca aberta, é por vezes atirada de encontro ao costado do paquete, pondo em risco a vida do piloto, apesar dos esforços do mestre e do motorista para o evitar e é numa dessas situações, que a lancha é elevada por uma volta de mar repentina e o piloto para não ser apanhado entre as duas embarcações, não hesita e lança-se para dentro da lancha, caindo sobre a caixa e a alavanca do motor, ficando inanimado, recuperando os sentidos apenas quando da chegada da lancha às escadas dos pilotos, no porto de Serviço. Resultado, ficou bastante maltratado e dois meses sem trabalhar, além das despesas com medicação e tratamentos terem sido de sua conta, o que não lhe foi fácil de aceitar, pelo que não se conformando levou o caso ao capitão do porto.


A lancha P-3 na bacia do porto de Leixões em 02/1985 vê-se aqui cabinada, conquanto ao tempo do acidente ainda não tinha sido instalada aquela superstrutura, era de boca aberta / Rui Amaro /.


Parece, que a corporação não tinha seguro para estas situações e isso era uma falta intolerável. Em face disso, o Chefe do Departamento Marítimo do Norte ordenou, que a corporação suportasse as referidas despesas e se estabelecesse um seguro, cobrindo todos os riscos, a que os pilotos e seus trabalhadores, eventualmente pudessem vir a sofrer de futuro.

Fonte: José Fernandes Amaro Júnior

(continua)

Rui Amaro


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