Os pilotos Elísio da Silva Pereira e José Fernandes Amaro Júnior junto da estação de pilotos da Cantareira
A 06/06/1932, pelas 12h00, o piloto José Fernandes Amaro Júnior preparava-se para seguir para a estação de pilotos de Leça da Palmeira, a fim de substituir o seu colega Elísio da Silva Pereira, que iria regressar à estação da Cantareira, após alguns anos de serviço efectivo no porto de Leixões, quando foi avisado pelo piloto-mor José Rodrigues Brandão, para que não seguisse e aguardasse ordens superiores. Aquela contra-ordem foi devida a ter de levar um oficio do Chefe do Departamento Marítimo do Norte para entregar ao capitão do porto de Leixões, relativo à sua transferência do porto do Douro para o porto de Leixões, onde iria prestar serviço efectivo durante cerca de dois anos ou mais se assim o entendesse, e como tal retomou o serviço normal no rio Douro, pelo que a 7 deu entrada ao vapor Português ZÉ MANEL, que demandou a barra em 15 pés de calado e foi amarrar no pião das barcas do seu armador, Sociedade Geral, situado no lugar do cais do Monchique, que foi o seu último serviço no rio Douro, tendo ficado ao primeiro da escala de serviço todo o Domingo, dia 12.
A 13, pelas 13h00, o piloto José Fernandes Amaro Júnior dirigiu-se para Leça da Palmeira, apresentando-se ao sota-piloto-mor António Joaquim de Matos, que por sua vez o foi apresentar ao capitão do porto e assim permaneceu no serviço efectivo durante cerca de dois anos, mais propriamente até 02/07/1934, tendo a 30 de Junho pilotado de saída o paquete Brasileiro RAUL SOARES, após ter apresentado requerimento ao Chefe do Departamento Marítimo do Norte a 05/06/1934, o qual foi deferido, favoravelmente a 27/06/1934.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro
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