OS DOIS PRIMEIROS VAPORES DE BANDEIRA REPUBLICANA ESPANHOLA NO RIO DOURO E NO PORTO DE LEIXÕES
A 05/05/1931, pelas 08h30, demandou a barra do Douro o vapor TORRAS Y BAGES, pertencente à Compañia Transmediterranea, de Barcelona, arvorando a bandeira republicana Espanhola. Aquele vapor, conduzido pelo piloto João Pinto de Carvalho, foi amarrar no lugar dos Vanzelleres, sendo seus agentes a firma Leonard H. Wright & Cia Lda e no dia seguinte entrou no porto de Leixões o vapor CABO
TORRAS Y BAGES – 74,95m/1.344tb/9 nós; 01/1902 entregue por Clyde Shipbuilding Co., Ltd, Port Glasgow, como VELAZQUEZ à Naviera La Bética (gestores Mac Andrews Co.), Sevilla; 1917 VELAZQUEZ, Compañia Maritima de Barcelona, Barcelona; 1917 TORRAS Y BAGES, Compañia Trasmediterranea, Barcelona; Barcelona; 1936 TORRAS Y BAGES, foi rebocado pelo vapor CIUDADELA desde Mahon a Barcelona para ser reparado e colocado em serviço, por conta do governo republicano. Estando próximo a ocupação de Barcelona pelas tropas Nacionalistas, foi levado para Marselha, de onde regressou a Barcelona rebocado pelo vapor CASTILLO TORDESILLAS, uma vez terminado o conflito fratricida Espanhol
http://www.andimar.spanishspotters.com/ver_foto.php?fid=3663
CABO LA PLATA – 85m/2002tb/ 9nós; 11/1908 entregue por Greenock & Grangemouth Dockyard Co., Greenock, à Ybarra Y Cia, Cádis; 1937 CABO LA PLATA, requisitado pelo governo nacionalista Espanhol, que lhe alterou o nome para PLAUSTRA; 1939 terminada a guerra civil de Espanha foi devolvido à Ybarra Y Cia. ; 06/10/1952 Perdeu-se por encalhe devido ao nevoeiro no Cabo Home, à saída da ria de Vigo.
CEUTA – Detalhes serão postados num próximo episódio mais desenvolvido.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index; La Compañia Tramediterranea a través de sus buques; Andimar.Es.
(continua)
Rui Amaro
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