sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 45

O VAPOR DE PESCA “FAFE” COLIDE COM O DIQUE DA MEIA LARANJA



A 28.03.1930, ia de saída o vapor de pesca Português FAFE – os arrastões, fossem da pesca na costa Portuguesa ou do Cabo Branco/Juby, eram designados de vapores de pesca ou pescadores, pelo menos na costa Norte – o qual se dirigia aos pesqueiros, a fim de iniciar mais alguns dias de faina. Pelas 15h30, depois de passar diante do cais do Marégrafo, o piloto Carlos de Sousa Lopes manda meter leme a bombordo e logo a seguir, esse apresto de governo fica trancado, deixando de funcionar. Aquele piloto ordenou toda força à ré, contudo não conseguiu evitar que o FAFE colidisse, estrondosamente com o canto Leste do dique da Meia Laranja, ficando com a roda de proa bastante amolgada e causando danos no cais, que acabaram por ser reparados com cimento e ainda hoje são visíveis. Largado o ferro para o vapor de pesca virar a Leste, não teve sucesso pelo que se deixou ir atravessado barra do Douro fora. Reparada avaria da máquina do leme, e afim de reparar os danos no casco, entrou a barra e foi amarrar na lingueta do Bicalho.

FAFE – vapor de pesca de arrasto, 44m/298,45tb; 07/1912 entregue por Cochrane & Sons Ltd., Selby, como ANDREW MARVELL ao armador Jutland Steam Trawling Co., Ltd., Hull: 1915 HMT ANDREW MARVELL, caça-minas, Serviço do Almirantado; 1919 devolvido a Pickering & Haldane Steam Trawling Co. Ltd., Hull; 1920 NAVAL BASE H 466, Jutland Amalgamated Steam Trawling Co. Ltd.; 1925 FAFE, Soc. de Pesca Restelo.,Lda., Lisboa; 1930 Soc. Portuense de Pesca de Arrasto., Lda. (gestor M.C. Martins), Porto; 1942 FAFE, requisitado pela Marinha de Guerra para serviço de patrulha; 1945 FAFE, devolvido ao armador; Década de 50 FAFE, imobilizado em Lisboa; História subsequente desconhecida.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index: Hulltrawler.Net; Ship Nostalgia.

Imagem de autor desconhecido..

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: